segunda-feira, janeiro 15, 2007

Também quero 5 cêntimos!

Com certeza estão querendo acabar com a alegria das festas de final de ano. Confesso que não acredito em Pai Natal há muitos anos, mas toda vez que os 12 meses estão se fechando começo a ter dores de estomago. No Brasil, os políticos e o comércio tem como alvo o carnaval. Aqui em Portugal, particularmente em Braga (não posso falar de lugares onde não conheço), o final do ano é o momento chave para a sutileza no aumento dos preços. Passo a relatar.
Fui ao bar da universidade tomar um cafezinho e, como quase todo estudante, com o dinheiro contado, cheguei para pagar: “- Um café, por favor”, solicitei ao funcionário que estava no caixa. “- 45 cêntimos, por favor”. Demorei para processar a informação. Senti que as minhas duas moedinhas de 20 cêntimos, que aliás já estavam molhadas dentro da minha mão suada, me olharam implorando por esta nova companhia colorida, com mais 5 cêntimos. Muito bem! Abri minha bolsinha de couro amarelo e tirei a moedinha que faltava. Confesso que o café não desceu muito bem. Sou uma viciada nesta líquido milagroso, mas vocês tem que entender que não estava preparada psicologicamente para pagar mais por ele.
Terminei meu café e fui pegar o autocarro. Pânico! Não achei minha carteira do TUB para minhas viagens. “Droga!”, pensei, agora vou ter que pagar 1 euro e 10 cêntimos pela passagem podendo pagar metade. Castigo por reclamar do preço do cafezinho. Abri novamente a minha bolsinha de couro amarelo, peguei as moedinhas e fui fazer o bilhete. “Faltam 5 cêntimos, menina”. O quê??? Não pode ser, estão querendo me arruinar, acabar com o meu 2007!
Basta, não quero mais viradas de ano, carnaval, nem nenhuma festa que possa camuflar estes abusos. Deixam-nos encher a barriga de bolos-rei e outras iguarias para poder nos matar de indigestão quando o novo ano chega. Aumentar os preços sem que o povo perceba, será que os responsáveis são assim tão ingênuos? Ou será que o povo é assim tão estúpido? Fazer os aumentos no período das festas para doer menos, será esta a política em vigor? Como são bons para nós! Obrigada mesmo. Os estudantes sem bolsa de estudos agradecem.

7 comentários:

Anónimo disse...

Oiii
nossa, eu tb odeio esse tipo de coisas... ¬¬'
eles apoveitam o natal para almentar os preços... >.<

Anónimo disse...

opa, eu coloquei anonimo sem querer xD meu nome é catherine, minha mãe é a Ana Vládia, acho q vc conhece... =P

d.m. disse...

maira, daqui a pouco vou precisar de traduçao do seu portugues autentico! :-)
baci

Anónimo disse...

Ei! saudades! deixei um comentário junto com suas fotos no outro blog!
beijos

ix disse...

aê guria, quando vc chega por aqui? bjos!

Anónimo disse...

Maira, tudo bem contigo? Queremos saber notícias de vocês. Estamos todos bem. Adoramos te achar e saber que já está em Portugal. Meu e-mail é juliosegala@hotmail.com. Beijos, Julio e Liane.

Luciana Bonino disse...

Ei! cade voce? :(
Saudades!!!!
bjs