sábado, abril 19, 2008

15 minutos

Tinha o rosto hexagonal como os óculos, contornado de cabelos prateados muito bem aparados. Calculei que havia por volta dos seus 60 e tal anos, e o ônibus era o 40. Estava saindo da universidade, e subi na sólita parada. Ele já estava ali. Sentei-me a sua frente, a um banco de distância. Eu estava com meus óculos escuros e podia observá-lo secretamente. Pensei em tantas coisas. Era um homem bonito, bem vestido. Fiquei imaginando como seriam seus traços quando era mais jovem. Seria muito conservador? Terá sido um jovem rebelde? E depois as perguntas começaram a pegar o vento oposto. Parei um instante e pensei: poderia me apaixonar por ele? Por alguém na idade dele? O que os outros iriam pensar? Golpe do baú, certamente. A cabeça da gente é engraçada, faz cada conexão. O ônibus avançava lentamente, e a chuva distorcia a paisagem lá fora. Quando voltei a olhá-lo, seus braços estavam debruçados sobre o banco da frente e na mão esquerda chamou-me atenção sua aliança, simples mas bem acompanhada por um detalhe em diamante. E as perguntas continuavam a girar em mim. Levantei-me calmamente, dirigi-me à porta e desci minutos depois. Sua imagem ainda persistiu na minha memória por alguns passos. Aos poucos, fui voltando a minha quotidianidade e as perguntas voltaram a ser minhas conhecidas: o que vou preparar para o almoço?

Sem comentários: