sábado, novembro 11, 2006

Na Torre de Babel

Para conviver melhor existe sempre um pouco mais a fazer. Se voce consegue perceber que as proprias atitudes geram desconforto em um determinado grupo é ja um grande passo que pode levar a contornar a situaçao. Talvez se fossemos mais sinceros, mais diretos, menos metaforicos, as ambiguidades diminuirao e a interaçao com os outros pode evitar conflitos. Estou praticando a fala, me abro, explico como me sinto e tento mostrar o outro lado da moeda. A opiniao dos outros em relaçao à mim ainda pesa muito no meu modo de viver a vida. Somos seres sociais e ser "aceito" pela comunidade é sempre reconfortante, quente, familiar, acolhente. Quando sentimos o frio do julgamento precose, quando as criticas (muitos pouco construtivas) sao feitas pelas costas, isso ainda doi muito em mim, me afeta. Situaçoes de viver nos lugares onde as culturas tao diferentes se encontram, fica ainda mais evidente o quanto a comunicaçao clara, se faz necessaria. E mais do que isso, falar a quem queremos que chegue a mensagem, e nao em comentarios genéricos como se o problema fosse do grupo. Se algo nos incomoda, por que o medo de falar diretamente a quem esta envolvido na questao? Tendemos a amenizar nossas consideraçoes mais duras através dos mensagens "diluidas" no contexto do grupo. Eh mais facil, menos comprometedor. Viver aqui nesta residencia universitaria, nesta Torre de Babel, tem sido uma tarefa diaria na tentativa de uma comunicaçao sem ruidos, mas confesso que o caminho de pedras estah sendo muito dificil. Enquanto isso, vou tentando minimizar os reflexos no meu cotidiano. Bom domingo!

3 comentários:

d.m. disse...

amiga,
quando cheguei aqui, me senti no primeiro dia de escola. quando vc chega ateh a sala de aula, jah cheia de gente que jah se conhece, e vc quer um buraco no chao para se esconder.
todo mundo te olha e vc pensa: qual foi o primeiro julgamento que fizeram de mim?
Alguns hj jah me confessaram, o tempo passa, e as coisas se ajjeitaram. uns viraram amigos, outros nem tanto. Mas, se chegar no primeiro dia de escola da sua vida jah eh difcil, recomecar, em outro pais... nao pensei que seria assim.
baci, ateh breve! :-)

ix disse...

eh assim mesmo maira, o comeco aqui foi fumo! adotei comportamentos diretos, sem arrudeios, para evitar mal-entendidos, so que isso tambem gera mal-entendidos... entao, nada eh perfeito, tem-se que dancar conforme a musica...

por falar nisso, hoje eu mandei a mulc. ir tomar naquele canto. perdi minha paciencia completamente...

Anónimo disse...

OLA
estamos num mesmo site, da nelma, vi sua página resolvi fazer uma visita, to gostando.
abraço
andrasde jorge