quinta-feira, novembro 02, 2006

Onde ficou o bom senso?

Ontem era feriado aqui na Europa, dia de todos os santos. Como a cantina universitaria fecha aos domingos e feriados, os estudantes podem se apoiar aos restaurantes conveniados com a universidade e pagar uma boa refeiçao por muito menos. Bem, parentesis a parte, o que quero falar é sobre a situaçao que encontrei no tal restaurante, mas que também se verifica em muitos locais aqui em Braga (e Portugal toda imagino). O cigarro! No Brasil, ha anos, fumar em ambientes fechados é proibido por lei. Na Italia, desde o ano passado também. Aqui em Portugal isso nao acontece. Voce pode fumar em qualquer lugar, nos cafés, restaurantes, qualquer lugar. Nao sou contra o cigarro, acho que é uma droga como outra qualquer, institucionalizada, como a bebida, mas o direito do outro em fumar chega até onde chegam os meus pulmoes. A situaçao era a seguinte. Chego ao restaurante, para COMER, e percebo que esta lotado ja antes de entrar. Motivo: jogo de futebol nos teloes. Até ai, beleza! Adoro futebol, nada melhor que comer olhando um joguinho. Logo que abri a porta do restaurante, o ar me faltou aos pulmoes. Uma fumaça branca pairava no ar, por ser mais leve, na altura do nariz, era impossivel respirar ar puro! Tive que encarar pois sabia que outro lugar melhor nao encontraria. Procurei um lugarzinho para sentar (e confesso que nao foi tarefa facil). Quando achei, em uma mesa coletiva onde outras pessoas ja estavam, o senhor ao meu lado estava terminando o seu cigarro. Ufa, pensei, que sorte! Comecei a comer, o jogo foi para o intervalo, algumas pessoas foram embora. E eu continuei por ali com a minha jantinha. O senhor do cigarro saiu e uma familia chegou e acomodou-se a minha frente. Foram ao balcao antes, pegaram seus cafés e o que mais? Uma carteira de cigarros. A primeira coisa que me passou foi: eles estao vendo que estou comendo e nao vao acender o cigarro né? Errada! A carteira mal pulou na mesa e ja foi assaltada. A comida começou a entrar tao atravessada que larguei tudo ali. Levantei indignada, e fui tomar meu café ao balcao. E quem me dera tivesse sido tao prazeiroso como nos outros dias de pouco movimento. Engoli também o café e sai dali o mais rapido possivel porque a minha reserva de oxigenio nos pulmoes estava quase esgotando. Fazendo uma reflexao com mais calma hoje, percebo que é uma grande injustiça esta do cigarro. E quem é alérgico, ou sofre de asma? Nunca vai poder sair para comer fora? E o meu direito de comer podendo respirar oxigenio puro ao inves de nicotina e todas as outras porcarias? Nao quero ser falsa moralista, eu também fumo de vez em quando, mas jamais fumaria perto de alguém que estivesse comendo, ou que pudesse incomodar outras pessoas. E o bom senso? Onde mora por aqui?

2 comentários:

ix disse...

Tudo bem que se tenha maus habitos, mas nao que se desrespeite os outros. Eu odeio cigarro, por favor nao fume perto de mim querida amiga! Estarei sempre comendo :P

Bjos e se cuida!

d.m. disse...

ai ai ai
troquei pro blegger beta, e se nao e logo antes, quando escrevo o comment, o comment simplesmente some :-( e tenho q escrever tudo novamente.

enfim... sinta-se comentada!!!

NINGUEM MERECE CIGARRO NA HORA DO ALMOCO!
nao que eu goste em algum momento... mas é questao de respeitar as diferenças. :-))