quinta-feira, março 15, 2007

Comunicação social integrada: um casamento ao feminino!


Acompanhando as discussões sobre a pesquisa em Jornalismo que acontecem dentro da universidade ouço sempre os mesmo discursos. Que existem poucas pessoas empenhadas em estudar o Jornalismo, poucos dados, poucas análises. O que vemos são trabalhos que mordem as beiras mas não tocam o miolo. Mas o miolo da questão, qual é? Acho que responder a pergunta: o que é jornalismo? é tão complexa quanto perguntar de onde viemos. Fora os discurso cósmicos, metafísicos ou transcendentais, o Jornalismo tal como tem se apresentado hoje, precisaria ser analisado por psicólogos tamanha é a confusão mental e a crise de identidade dos próprios pesquisadores-jornalistas. Uma esquizofrenia, um tentar ser algo que não se é, ou melhor, acreditar seriamente que estamos prestando um serviço público mas na realidade estamos é cada vez mais embaixo das asas do departamento comercial. A promoção da interdisciplinaridade na área da comunicação social nunca foi tão levada a sério como hoje em dia com o casamento do jornalismo com a publicidade, onde quem manda é a mulher!

2 comentários:

Luciana Bonino disse...

Ixi maria! A coisa tá feia por ai?
Quanta conjectura! Espero que voce consiga chegar ao "miolo" do problema! :D
Beijos

d.m. disse...

menina, o meu oposto: muito profundo e abstrato. entendo disso nao! haja filosofia!
entao... vc é a pessoa certa para estar ai! :-)