quarta-feira, outubro 10, 2007

aparências


Enquanto ela varria a calçada coberta de folhas de outono, sentia que a minha presença era nitidamente marcante para a senhora. Um pouco franzina, curvada pelos anos, poucos dentes sempre à mostra por um meio-sorriso confidente.
- Bom dia, menina!
E eu respondi:
- Bom dia para a senhora também!
- É brasileira, a menina?
- Sou, sim.
Gostaria de dizer outra coisa, só para variar, mas o sotaque não engana.
- Tenho muitos conhecidos no Brasil, mas nunca lá fui. Se eu ganhasse no Euro Milhões haveria de girar este mundo todo...
Enquanto ela externava seus sonhos milionários, eu olhava para o relógio somente para confirmar o que já sabia, o ônibus da universidade estava atrasado de novo.
- E a menina está há muito tempo em Portugal?
A pergunta trouxe-me de volta para a parada de ônibus.
- Já estou aqui faz um ano.
Respondi um "bocado" contrariada. Era cedo, não costumo trocar mais do que meia dúzia de ruídos pela manhã.
- E veio estudar, é?
- Sim, estou fazendo mestrado.
- Tenho um filho que é engenheiro, e o outro está fazendo medicina. A minha menina é fisioterapeuta...
E a lista de filhos continuava, todos com profissões consideradas de alto estatuto. Comecei a pensar o quanto era curioso como uma senhora tão simples, que varria as ruas, tivesse uma família assim, com um grau de escolaridade elevado. De repente, como se tivesse levado um choque cerebral, passei a recriminar este meu pensamento, que cabeça mais cheia de estereótipos!, pensei. Por que a mulher não poderia ter criado os filhos assim? Percebi que este tipo de concepção social é tão profunda no nosso pensamento que dificilmente conseguimos nos livrar dela.
- Tenha um bom dia!
Desejei do fundo do coração. Uma bela lição de vida.
Subi, passei meu cartão na máquina, dei bom dia ao motorista e pensei... será que o motorista do ônibus tem um filho astronauta?

2 comentários:

Unknown disse...

oi tia maira! quem eh que no brasil vai dizer que alguem que faz atividades tao simples como essa senhora esta associado a outras profissoes "mais bem sucedidas", nao eh? a gente eh muito cheio de estereotipos mesmo (que carregamos onde quer que vamos)... os meus veem mudando muito, mas ainda estou cheia deles.

d.m. disse...

e os caixas de supermercado trentinos que jah viajaram mais do que eu :-(

esta "zoropa" ainda permite, da oportunidade a quem quer. o brasil eh pra quem quer muito e pode!

baci