quinta-feira, abril 26, 2007

Dicotomia comestível

Era a mesa 29. Sentia-me pouco confortável, essa é a verdade. O lugar era muito amplo, com mesas muito arrumadas com toalhas brancas de algodão macio que cobriam as toalhas cremes de pregas à moda bolo de casamento. Escolhemos aquela mesa sem trocar uma palavra. Era encostada na parede na tentativa inútil de proteger-nos pelo menos em um dos lados. Não que buscássemos a proteção ou que precisássemos dela, somente pelo fato de aquele ser um almoço entre amigos dentro de um contexto, muitas vezes, pouco amigável. Aliás, estávamos submersos neste contexto. Desilusões, troca de impressões. Pouco falei, desta vez por opção. Muitas vezes me perdia nas suas palavras tão cheias de significado. Nestes momentos olhava os garfos e como os pousava no prato virados para baixo, um de cada lado. Antipasto. Vinho tinto escolhido por ele e muito apreciado por mim. Boa companhia. Muitas interrupções, afinal de contas era uma pessoa de muito prestígio e reconhecimento no nosso tal 'contexto'. E eu, naqueles momentos, queria apenas me volatilizar e depois voltar a me materializar. Por ele talvez, mas mais por mim. Aumentava o desconforto e pensava no que as pessoas estavam pensando ao me verem ali. Depois passava e voltávamos aos nossos fragmentos de conversa. Frango e salada para mim, carne e arroz para ele. Mais interrupções. Mais abstrações. Desta vez, olhava para o vinho e deixava ele repousar na língua antes de enrolir para adormecer o céu da boca. Ele falava, eu comia. Eu escutava, ele absorvia. E foi nesta gangorra de ações e pensamentos que passamos do doce ao café. Eu estava feliz por estar ali, apesar de constrangida. Não por ele, ou pelas pessoas, mas porque no fundo sabia de não pertencer àquele ambiente. Era tudo muito grande. Ele, a sala, as pessoas. 'Da próxima vez lhe convido para comer na cantina da universidade', disse na esperança de uma próxima vez. Nos despedimos rapidamente e a tarde prosseguiu um pouco mais leve, pelo menos na parte que me toca.

Sem comentários: